Conheça as formas de Monetização com streaming

Desenho de uma mulher e um homem mexendo em moedas e um notebook. Ao lado uma tabela de crescimento para Ilustrar a oportunidade de monetização que a Datatix oferece.

Antes de explicarmos os formatos de monetização com a plataforma Datatix, é importante saber que a mudança do formato de entrega de vídeos não é mais uma opção, e sim uma necessidade para quem deseja continuar neste mercado. Mas esta escolha não está mais na mão do produtor, pois o poder está agora com o consumidor.

Quem mudou a forma de distribuição foi a internet, que eliminou intermediários e conectou usuários. A internet permitiu o consumidor receber áudio e vídeo em dispositivos conectados principalmente pelo celular e tablet, que consequentemente ganhou disponibilidade, facilidade e conveniência, não se prendendo mais às mídias e distribuição convencional. Mas neste novo mundo, apesar da mudança de entrega e consumo, o conteúdo ainda é o rei. Para entregar vídeos pela internet, exige entrar para o mundo digital.

Mas, o que significa realmente entrar no mundo digital?

Na verdade os vídeos já estão no mundo digital , pois os arquivos já são digitais.O que é realmente necessário é abandonar os suportes físicos para a entrega (DVD, BluRay) e entregar os arquivos digitais pelo ar e pelos cabos (redes wi-fi ou de telefonia).

O primeiro passo é ter os arquivos dentro da internet, organizados e prontos para a entrega. Nesta etapa o cliente pode contratar um pacote na Datatix e começar a inserção e organização de seu acervo para distribuição na internet.

Modelos de negócio com streaming:

Apresentamos neste documento alguns modelos de negócios para usar com streaming. Em todos eles, o espectador deseja consumir um conteúdo, armazenado na Datatix, que fará a operação de entrega ao consumidor.

Este novo formato de entrega de conteúdo esta ligado ao conceito OTT (over the top),  que significa entrega de vídeos pulando os mecanismos anteriores por cabos, satélite e antenas para setup-boxes das operadoras , para qualquer dispositivo conectado e que receba via internet.

E quais são as formas de monetização com streaming pela Datatix?

A plataforma já está apta a trabalhar neste formato, pois permite:

• Incluir, organizar e gerenciar todo o conteúdo de áudio e vídeo do cliente.
• Associar o espectador ao conteúdo, liberando acesso mensal (assinaturas – ou sistema SVOD) ou outro período (locação ou transacional TVOD) e com limites de execuções.
• Os espectadores pagam para acessar o conteúdo:
– Mensalidades: períodos contínuos mensais.
– Locação de um filme. Algumas horas ou dias para acessar.
– Adição de um curso ou palestra com um ou vários vídeos. Tem um período mais extenso para acessar.
• Neste formato de negócio, a plataforma já permite o início imediato, pois o cliente recebe um endereço de operação na internet, gerenciando todo o sistema, e onde o espectador pode se identificar e acessar o conteúdo. O sistema permite que o conteúdo também apareça no site do cliente ou qualquer outro.
• Gerenciamento dos pagamentos:
– Mensalidades dos espectadores: por conta do cliente.
– No caso de locação ou cursos , pode ser integrado ao site do cliente ou com sistema de pagamento online – Paypal por exemplo.
• Para que haja um controle de gastos por espectador (menor que a receita), deve ser feito um controle de acesso limitado para os vídeos e os vídeos devem estar em resolução até 480p (bom para celular e tablet) . Para conteúdos em HD e FullHD sugerimos um valor premium.
• Qualquer conteúdo que seja de propriedade do cliente pode ser inserido.
• O controle de espectadores pode ser manual ou automático. Se for automático, pode ser feita a integração e liberação do acesso assim que o espectador faz o pagamento (API Datatix).
• Ainda possuímos opção de criar cartões impressos com códigos de acessos direcionados aos vídeos. Chamados Streamcards, estes cartões podem ter conteúdos fixos (pré-pagos) ou dinâmicos (pós pagos). 

Este formato de monetização é baseado em cliques dos espectadores nas propagandas que antecedem o vídeo (chamado AVOD ou advertising based ). Na Datatix o cliente recebe 100% dos cliques .
Funcionamento:
Exemplo de uma pequena cidade, com filmes de notícias e propagandas das empresas locais, com cada propaganda levando ao site de um anunciante.

• Subir na plataforma os vídeos de notícias locais.
• Criação das propagandas que antecedem os vídeos.
• Monitoramento dos cliques.
• Cobrança dos cliques.

Há opção de se conectar à um ADserver externo para rodar propagandas e ganhar quando há cliques.

A revenda administra as contas dos clientes e o representante repassa o cliente para à Datatix administrar e podem ganhar com:

• Comissão sobre os pacotes mensais e projetos de streaming.
• Administração e cobrança sobre o gerenciamento dos conteúdos dos clientes. Use como solução white label.

Replicação/Duplicação Digital:
Ainda possuímos uma opção que funciona como uma mídia gravada/replicada, mas com distribuição virtual, onde o vídeo é inserido na plataforma, e o cliente recebe códigos de acesso ao vídeo. O cliente faz o que quiser com os códigos, imprime em qualquer local ou distribui virtualmente. Os formatos de saída são como um DVD autorado, mas de forma online.
Os custos do DVD online são baseados em:

• Resolução máxima.
• Quantidade de acessos permitidos para cada espectador.
• Tempo dos vídeos.
• Período de armazenamento.

Plataforma onde o cliente insere seus conteúdos e cria programações diárias ou semanais com a sequência de vídeos e propaganda que desejar. Tem como características:

• Criação de vários canais e programações diárias que se repetem em loop para cada canal ou com horários específicos.
• Inserção de propagandas de seus fornecedores para ajudar a pagar seus custos.
• Link em cada vídeo para página de venda do produto ou conteúdo digital. Tenha 100% dos cliques de seus vídeos.
• Os espectadores apenas podem assistir o canal em sequência e não podem pular o conteúdo.
• Podemos integrar sua WebTv com um aplicativo e seu espectador poderá assistir no celular. Tanto para conteúdo ao vivo como gravado (VOD vídeo on demand).
• Apresentação de seu acervo de filmes mostrado em formato de galeria.
• Acompanhamento da guia de programação com timeline, ou seja, mostra a linha do tempo e apresenta quais programas estão sendo mostrados em cada canal.
• Pode ser criado por exemplo para:
– Hotel com as programações de adultos, crianças e jovens, e ainda um canal de apresentação das dependências, vídeos que rodam em loop.
– Clínica médica onde os pacientes aguardam o atendimento.
– Sistema de streaming com assinaturas de espectadores para monetizar seu acervo de filmes.

A Datatix possui uma API ( uma interface de programação para aplicações) conjunto de comandos que permite qualquer aplicação na internet ou aplicativo se comunicar com nossos servidores.
Esta comunicação permite integração com lojas virtuais, sites , blogs ou aplicativos e os sistemas se comunicam buscando e inserindo informações (API REST)
Fazemos desenvolvimento de aplicativos em IOS – Apple, Android, para TVs Wi-Fi ou SmartTVs, e para aparelhos OTT (Roku, Amazon fire , AppleTV, Android TV )
Consulte se tiver qualquer necessidade de desenvolvimento, temos especialistas em programação de aplicações com vídeo.

Possuímos sistema de transmissão de vídeos ao vivo, onde o cliente pode embedar a saída do vídeo em qualquer site ou App.

Temos parceria com empresas que preparam e cuidam de seu streaming ao vivo, e de chats com moderação para adicionar a transmissão.