Como se calcula o gasto com streaming?

Os cálculos de uso de streaming são muitas vezes estimados e não tão precisos, por que ?

Porque as variáveis de consumo não são sempre exatas, pois normalmente envolvem :

    • Telas para cada espectador com tamanhos diferentes.
    • Resoluções de telas diferentes para cada espectador de acordo com as condições no momento diferenciadas para cada um deles .
    • O tempo que cada espectador assiste varia.
    • Espectador pode assistir mais de uma vez o mesmo conteúdo.
    • As taxas de transmissão para cada espectador variam durante a transmissão.
    • As variáveis são diferentes de acordo com o público e o conteúdo oferecido.
    • As condições de cada vídeo varia em frames por segundo, formato e resolução de áudio e vídeo.

Por exemplo , quanto seria gasto para atender 100 espectadores assistindo um filme em Full-HD de 60 minutos?

Se fosse o consumo de um arquivo mp4 diretamente de um link de um site (sem nosso servidor de streaming monitorando a entrega do vídeo com uso de ABR adaptive bitrate streaming), teríamos :

100 espectadores x 60 minutos x 22mbytes/minuto = cerca de 130gbytes.

Mas com o uso de streaming , ao subir o arquivo de cerca de 1,32Gbytes, a plataforma vai converter para tamanhos menores como HD -1080p , SD-720p e 360p, ou arquivos com cerca de 800mb, 500mb e 300mb, para que ofereça nas qualidades inferiores quando necessário, mas não trave.

Com certeza absoluta, usando o servidor de transmissão por streaming o consumo em bytes seria menor (menor custo), e ofereceria uma experiência melhor provavelmente sem travamentos.

quem acessou meus vídeos

A experiência do espectador importa !!!

Ainda assim, não temos certeza que cada espectador vai assistir sempre com a mesma resolução, pois durante a transmissão para um mesmo espectador, as condições de entrega variam durante o tempo de transmissão.

O streaming funciona com servidores de conversão ou transcodificação  (que criam os arquivos em formatos diferentes para entrega) , servidores de armazenamento (que arquivam e organizam os arquivos) e servidores de transmissão , que monitoram para cada usuário e transmitem de acordo com a tela, banda, conexão e etc. (variáveis de entrega)

Como as variáveis de entrega aos espectadores variam com o tempo, é impossível determinar o gasto total prévio, apenas podemos estimar o gasto de streaming, com base em chute de % assistida e resoluções usadas.

Então as estimativas são sempre calculadas e teóricas, mas o resultado REAL final de uso sempre poderá ser consultado nos relatórios de uso da plataforma (exatamente quanto foi usado).

Dentro da plataforma Datatix, cada conta acessa em suas configurações, o consumo de CDN ou streaming , o quanto está usando de Armazenamento e quanto gastou de transcodificação quando inseriu o conteúdo.

Imagem com mulheres e homens de negócios conversando e fazendo reuniões, contém também um desenho de duas setas, onde cada uma aponta para um lugar diferente e no centro o ícone de um cifrão para ilustrar a monetização para ilustrar o projeto de TV Corporativa disponível na plataforma de streaming Datatix.

Por que usar streaming:

Podemos com certeza assegurar que terá estas vantagens :

– O gasto será muito menor com streaming, tanto em bytes quanto monetário.

– Seus espectadores terão uma experiência melhor de consumo.

– Usando um servidor de vídeos externo ao seu site ou aplicação, não vai sobrecarregar seu servidor .