O que é Streaming?

Streaming é uma forma de distribuição de dados multimídia em uma rede através de pequenos pacotes de dados. É frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimídia (áudio e vídeo) através da Internet. Em streaming, as informações não são armazenadas pelo usuário em seu próprio computador, como se fosse um arquivo inteiro, ou seja, o espectador recebe o “stream” ou fluxo de dados, e esta transmissão do conteúdo da mídia é reproduzida à medida que chega ao usuário, através do player .

O stream é enviado pelo servidor de transmissão, que libera os pacotes com mais ou menos resolução, dependendo das condições de entrega do espectador, analisando se tem uma conexão com boa taxa, o estado do buffer do player e com base no tamanho da tela do receptor.

o que é streaming ?

O sistema de envio do stream da Datatix fica variando a resolução dos pacotes de acordo com as condições no momento da visualização. Estes pacotes são criados quando enviamos os vídeos para serem inseridos na plataforma (chamado processo de transcodificação). E isto tem um efeito imediato, permitindo variar as resoluções, piorando a qualidade quando a conexão é ruim e melhorando quando tiver uma melhor taxa.

Este processo de variação das resoluções chama-se Adaptive bitrate streaming, e com seu uso melhoramos muito a experiência do espectador pois reduzimos as interrupções na reprodução do arquivo.

o que é streaming ?

Streaming Mídia

  • O aumento de velocidades de conexão dos computadores.
  • Transformação dos celulares em smartphones.
  • Barateamento dos dispositivos conectados a internet (+tablets e consoles de games).
  • Novas redes de celulares com mais velocidade.
  • Criação da computação em nuvem (cloud computing) onde não é mais necessário contratar servidores com serviços fixos.
  • Liberdade ao espectador assistir quando e onde quiser.

Estes novos fatores permitiram a gigante expansão dos novos serviços na Internet como o vídeo sob demanda (on demand ou VOD).

Esta tecnologia possibilita estar conectado e receber conteúdos a um custo bem mais baixo, com maior liberdade de escolha e flexibilidade de horário, não ficando preso aos horários do conteúdo transmitido pela TV linear.

Essa tecnologia está associada ao uso da Computação em Nuvem (Cloud Computing) pois os dados de mídias transmitidos para o espectador ficam armazenados em servidores conectados a internet de alta velocidade permitindo uma ótima disponibilidade de consumo.